quarta-feira, 8 de abril de 2015

Primeiras impressões de Montreal!!!

Hello everyone!!

Teacher Fe, direto de Montreal para vocês!!




Cheguei gente, observando tudo e todos. Sentindo o frio que boa parte dos brasileiros morrem de medo e eu também haha. :))

E é frio mesmo? éeee minha gente a neve é fria meesmo, as vezes da aquela vontade de subestimar o frio, deixar o sobretudo e as botas em casa um pouco, mas não, mesmo com o céu azul e limpo o frio esta lá firme e forte e não esta pra brincadeira, tem que se proteger, porque senão a sensação é de congelar.

Um dia você acorda e esta nevando, ventando e a sensação é de muito mais frio do que marcam os termômetros, no outro o dia limpinho o céu azul e sol iluminando e nesse dia que você acha que não ta muito frio...mas esta sim. 


 

O pessoal daqui diz que agora esta fresquinho..rsrs 0, -1, 4, 5 graus, fresquinho? estão de brincadeira, esta frio pra caramba!!! Só que não, frio mesmo faz em novembro, dezembro, janeiro e fevereiro depois fica menos frio, mas ainda estou com a sensação de que esse frio não vai embora :)) que estão me enganando.. hahah mas vamos ver, depois conto pra vocês.

Chegamos em um mês bom, fim da nevasca, a cidade quase sem neve, um pouco suja e cinza, mas tem muitas arvores, o que me deixa bem ansiosa para o outono quando as arvores ficam coloridas e paisagem é linda linda.

A cidade de Montreal esta crescendo, muitos prédios subindo, isso é bom, notei que a maioria da população aqui ja passa dos 60 anos, o que faz com que o governo abra as portas para os imigrantes que estão cheios de vida, com filhos como no meu caso.

Aqui a cidade é bilíngue, as pessoas falam francês e inglês, você chega em algum comércio e te recebem com um "bonjour" "hi" ou seja, depende se responder hi a pessoa fala em inglês se bon jour falam em francês..rs é engraçado, mas é assim que funciona.

Na hora de contratar os serviços, como telefonia ou abrir uma conta em banco, por exemplo você escolhe o idioma em que quer receber as notificações, mas quando você liga para algum lugar sempre mensagens em francês e depois o inglês, ou seja o francês aqui na província de Quebec é muito forte, precisa saber um pouco pra se sentir mais a vontade. 

Quando decidimos vir pra cá, não pensávamos em investir logo de cara no francês, mas chegando sentimos que será essencial pra nossa vida no mercado de trabalho.

As pessoas são educadas, os serviços funcionam, se algo que você comprou não funciona, volte na loja e sera devolvido seu dinheiro rapidamente sem maiores questionamentos, eles nem se quer abrem o pacote pra ver se o que você foi trocar realmente esta dentro da caixa. 

A sensação de segurança por aqui parece máxima, porque não existem portões, cercas, muitas casas são com as portas pra rua, beiras de estradas, no meio do nada, tipo aquelas que tem em filme de terror, haha em que a família se muda pra aquela casa enorme, cheia de barulho sinistro..rs no meio do mato?. Aqui tem várias que lembram elas.

Aqui as pessoas parecem mais saudáveis, nos restaurantes logo ao chegar trazem água gelada e repõem quantas vezes você quiser e é de graça, ou seja, ja te incentiva a não pedir outra bebida, os outdoors não estão cheios de MC Donalds, pelo contrário, tem propaganda de leite, de empresas como bancos, entre outros. O Mc Donalds não é tão forte, tem mais Subways pela cidade do que normalmente veríamos em SP, por exemplo.

O ritmo das pessoas são mais calmas, os comércios fecham mais cedo aos fins de semana, como shoppings e supermercados, a cidade da um soninho hehe acho que é porque a gente vive cheio de roupas e os lugares são quentinhos então bate uma lezera as vezes.

Algo bem comum aqui é tirar os calçados na porta da casa ou logo no corredor de entrada pra evitar principalmente em época de neve a sujeira que os calçados trazem da rua com neve e sal que jogam pra derreter.

Ah pra abrir uma conta em banco? precisa agendar, mas também você sai com cartão e acessos de sua conta na mesma hora. E outros serviços também praticam o tal "rendez- vous" ou em inglês "appointment" ai você chega no lugar e quer ser atendido, esta só você e a pessoa, mas ela diz tem que agendar..rsrs pra nós paulistas com pressa pra resolver tudo é algo que temos que aprender a respeitar, não adianta fazer barraco..kkk eu não fiz gente, mas ouvi que quando tentam fazer é pior porque ai que eles demoram mesmo pra te atender..rsrs então se você é barraqueiro, não é assim que as coisas se resolvem por aqui não. hahaha

Gente, brincadeiras a parte, estou gostando, um dia de cada vez, reaprendendo a fazer compras no mercado, a provar novos sabores, descobrindo novas marcas, conhecendo novos lugares e tendo acesso a pessoas de toda a parte do mundo, ter crianças é algo que é muito positivo, porque você esta ali esperando algo, ai senta alguém do seu lado, quando você vê ja bateu um papão e já descobriu um monte de coisas.

Enfim, ainda tem muito pra descobrir sobre Montreal, mas o pouco que senti, acho que consegui descrever aqui pra vocês.

Sábado passado fiz a primeira aula com duas de minhas alunas via skype e deu certo, depois que configuramos tudo certinho, foi que foi. Agora é ajustar agenda e ver se da pra colocar mais alunos desta forma.




beijo gente, logo conto mais pra vocês!

Fê