sábado, 21 de março de 2015

Teacher Fê em Montreal, Canadá!

Olá queridos!!


Estou super feliz em saber que tenho colaborado com o conhecimento de muitos através das dicas de inglês que compartilho aqui no blog semanalmente.



E hoje, as vésperas, quero compartilhar com vocês, que estou de mudança com minha família (eu, meu esposo e nossas duas filhas) para a cidade de Montreal no Canadá, olha que bacana, agora em contato mais perto da língua vou poder trazer mais dicas e expressões não só de livros, mas da prática do dia a dia.



É difícil deixar a cidade natal, onde nascemos e crescemos, mas é um novo desafio que já estava em nossos corações e que só agora tomamos essa decisão em seguir, em busca de novos rumos e realizações que sabemos que com Deus à frente conseguiremos.






















Alguns de meus alunos aceitaram continuar as aulas via Skype, será um projeto novo que vamos testar juntos. Creio ter tudo pra dar certo, pois é uma ferramenta que tenho usado desde que meu irmão e sua família mudaram para o Quebec, Canada e que funciona super bem. 

Hoje fizemos nossa despedida com um delicioso café da manhã e um bate papo super descontraído. Vou sentir falta da presença de sala de aula, mas ainda sim vai ser muito bom poder continuar contribuindo com meus queridos alunos.


Alguns dos meus queridos que aceitaram participar deste novo projeto de aulas via skype;

Minha rotina no Canadá esta a definir, por isso ainda não vou abrir novos horários, mas em breve conforme as coisas forem acontecendo por lá, dou notícias e a oportunidade pra novos alunos que queiram mesmo que a distância ter aulas com a Teacher Fê ;)), ok?! 

Fiquem de olho!! 

Enquanto isso, continuem acompanhando as dicas aqui no blog, porque ainda vem muita coisa boa por aqui.

beijo!!!

Teacher Fê

quarta-feira, 18 de março de 2015

How long (Quanto tempo)?

Olá queridos,

Hoje quero falar do How long que muitas vezes traz dúvidas para os estudantes da língua inglesa.

O how long se refere ao tempo, porém na maioria das vezes pra se perguntar algo como:

Quanto tempo você mora no Brasil? em inglês o estudante diz: How long time you live in Brazil?

Dois erros. Vamos análisa-los:

1º - devemos dizer apenas how long; nunca how long time;
2º - o tempo verbal para essa pergunta é o nosso querido present perfect: How long have you lived in Brazil?



Importante: How long é uma expressão que anda de mãos dadas com o present perfect (o tempo que expressa uma ação que iniciou no passado e ainda tem relação com o presente)

Outras opções seriam:

For how long have you been living in Brazil?
How long have you been living in Brazil ?
How long have you been living in Brazil for?
How long have you lived in Brazil for?
How long have you lived in Brazil?

Repare bem: todas com How long e nada de time, porque how long já transmite duração ou quantidade de tempo.

How long have you been waiting (Há quanto tempo está esperando)?
How long have you loved me (Há quanto tempo você me ama)?

E para o presente:

How long does it take (Quanto tempo isso leva)?
How long is the flight from SP to Miami (Quanto tempo dura o vôo de São Paulo a Miami)?

Nesses dois últimos exemplos, embora o present perfect não esteja "presente", as frases também se referem a um determinado período de tempo.

Importante :

How much time do we have before our flight leaves
(Quanto tempo temos antes de o nosso vôo partir)?

How much time do you need to finish the report
(De quanto tempo você precisa para terminar o relatório)?

Nesses casos, é necessario usar a palavra time porque a expressão how much, por si só, não expressa a ideia de tempo.

You can't believe how much I enjoyed explaning this to you. How long did it take me to write it? Not long (Você não pode acreditar o quanto gostei de explicar isso para você. Quanto tempo eu levei para escrever? Não muito).

Gostaram? dicas do livro Como não aprender inglês.

beijos,

Teacher Fê

segunda-feira, 9 de março de 2015

Entrevista1 : Intercâmbio em LONDRES com Aline Lisboa!

Olá queridos!!!

Hoje separei uma surpresa para vocês. ;)

Uma entrevista com uma amiga que fez intercambio em Londres. Adorei saber como foi sua experiência e trouxe aqui pra compartilhar com vocês, pois acredito que vai ser inspiradora pra quem tem sonhos de poder viver uma experiência incrível como essa e
até pra quem tem muitos receios.

Acompanhe!!

                    

Entrevista com Aline de Lisboa Mesquita, SP, 21 anos e solteira.

Teacher Fê: Porque resolveu fazer intercambio?
Aline: Acredito que fazer intercâmbio é um sonho de muitos jovens, e para mim, além da realização de um sonho, essa vivência internacional ajudará em minha profissão, pois quero seguir na área de Tradução e interpretação de inglês e, posteriormente, de outras línguas.

Teacher Fê: Porque Londres?
Aline: Londres é uma cidade que encanta. Sempre ao fazer pesquisas sobre lugares para conhecer e estudar, Londres sempre me chamou a atenção.

Teacher Fê: Como foi o processo pra contratar o seu intercambio?
Aline: Conheci o gerente da escola de intercâmbios na faculdade, como indicação de minha professora. Após conhecê-lo e conversarmos sobre valores e a oportunidade de fazer o intercâmbio, o sonho cresceu em mim a cada dia, até fechar o negócio.

Teacher Fê: Ficou em casa de família ou alojamento da escola?
Aline: Fui com uma amiga e preferimos ficar em residência estudantil, onde havia outros estudantes como nós. Com isso, obtivemos oportunidade de resolver tudo sozinhas, como fazer compras, comida etc.

Teacher Fê: Como foi a chegada em Londres? O que sentiu nos primeiros dias?
Aline: A chegada em Londres foi simplesmente mágica, como gosto de dizer. A sensação de realização foi enorme e os primeiros dias, a cada lugar que eu visitava, era mais incrível do que eu imaginava.

Teacher Fê: E as aulas? Muito diferentes das no Brasil?

Aline: Em nossas aulas, sempre dinâmicas e com muita conversação, senti diferença por lidar com pessoas de diferentes lugares, como Espanha, Suíça, Turquia, França etc. Todas falando inglês com seus sotaques, foi um grande desafio.


Teacher Fê: Em que escola ou escolas estudou inglês no Brasil?

Aline: No Brasil, comecei meu curso de inglês em 2007 na escola CNA. Em seguida, me transferi para a Wizard e fiquei lá até o término do curso, finalizando os 5 anos de estudo. Após isso, decidi que ia seguir com o inglês por minha vida e queria usá-lo em minha profissão, decidindo fazer, então, o curso de Letras com habilitação para Tradutor e Intérprete na universidade.


Teacher Fê: Em qual nível de inglês você estava quando foi fazer intercambio?
Aline: Eu já havia terminado meu curso de inglês, cursando apenas universidade

Teacher Fê: Intercambio de quanto tempo?
Aline: Como utilizei minhas férias no trabalho para realizar a viagem, foi um intercâmbio de apenas um mês.

Teacher Fê: Acha que fez diferença já ter uma boa bagagem de inglês?
Aline: Ter uma boa bagagem no inglês, quando se viaja para fora, independente do país que for, é um diferencial muito grande, pois tudo se torna mais fácil na comunicação.

Teacher Fê: Quantas horas por dia ou semana você estudava em Londres?
Aline: Na escola em que estudei, a SpeakUp London, estudava semanalmente das 08h às 13h, com apenas os finais de semana livres.

Teacher Fê: O que você achou das comidas locais, clima e lugares que visitou?
Aline: A comida é um pouco diferente e, para quem está acostumado com a comida do Brasil, sente bastante a diferença. Mas não é impossível de se acostumar, ainda mais quando se prova um dos pratos típicos do lugar, o famoso Fish&Chips (Peixe com batatas fritas).
Eu, como sou apaixonada pelo frio e escolhi ir para lá no inverno, me senti maravilhosamente bem. Para quem gosta, é um clima fantástico.
Visitei o máximo de lugares possíveis que consegui, não queria deixar passar nada. Cada lugar tinha seu encanto, e eu ficava a cada momento, mais maravilhada com a cidade.

Teacher Fê : Como era sua rotina em Londres?
Aline: Como estudante e turista, era uma rotina bem corrida, pois no término das aulas, eu ia logo procurar lugares para visitar e conhecer. Todos os dias eram corridos, mas no fim, valiam muito a pena, pois cada lugar me encantava.

Teacher Fê : O que mais marcou nesta experiência internacional?
Aline: Não posso exemplificar apenas um momento ou coisa que mais marcou na experiência internacional que tive, pois tudo o que passei e vivi naquele lugar foi marcante e levarei por toda a minha vida.

Teacher Fê : Qual o sentimento quando voltou para sua casa?
Aline: Senti-me feliz por voltar e ver minha família, que por um mês fiquei longe. Nunca havia passado tanto tempo longe, mas ao mesmo tempo, gostaria de ter ficado na cidade encantadora na qual eu estava.

Teacher Fê : Que conselho você daria pra quem quer fazer intercambio?

Aline: Para quem tem este sonho e quer fazer um intercâmbio, o conselho que eu sou é: qualquer oportunidade que surgir, agarre e aproveite, pois é uma experiência única, na qual será levada para sempre.


Teacher Fê :Durante o processo de aprendizagem da língua inglesa o que julga ter feito a diferença para que chegasse ao nível de inglês que agora tem?
Aline: Persistência. Essa é a palavra que posso dizer que fez toda a diferença no processo de aprendizagem da língua inglesa. Aprender outro idioma não é tão simples como parece, pois é necessária muita persistência para conseguir se adaptar a nova língua e conhecer/aprender culturas diferentes.

Teacher Fê : Passou por algum situação engraçada? Alguma gafe que tenha cometido que possa compartilhar?

Aline: Graças a Deus, nenhuma gafe (rsrs). Sempre me comunicava com alguém quando tinha dúvidas para ir a algum lugar e as pessoas lá, por mais fechadas socialmente e diferentes das do Brasil no quesito “ser abertas/falar com todos”, são extremamente educadas e nunca negam ajuda quando solicitada. 

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado e batalhem por seus sonhos. E se o momento não lhe permitir uma experiência dessas, estude o tanto quanto puder aqui mesmo no Brasil  e não desista, milagres acontecem, basta você crer. E com planejamento tudo é possível.

um beijo!!

Teacher Fê