Hi dears!!
Hoje vamos falar de duas formas de Futuro da gramática da língua inglesa.
GOING TO
A expressão going to é usada para situações que indiquem em que você planejou algo com antecedência e/ou tem certeza de que vai acontecer. Sua “sintaxe” é Sujeito + Verbo to be + going to + verbo no infinitivo (sem conjugação) + resto da frase. A expressão going to pode ser contraída, ficando gonna.
Exemplos:
- I am going to travel to Italy in December. (A pessoa já tem a viagem planejada e a menos que aconteça algum imprevisto, ela irá viajar para a Itália)
- She is gonna paint her house green. (Ela está planejando pintar a casa de verde e irá fazer isso)
- It’s going to rain. (Ninguém planejou a chuva, porém as nuvens escuras indicam que a probabilidade de chover é alta)
Para formar a negativa, basta acrescentar not após o verbo to be. Ex: It is not going to (ou gonna) rain.
WILL
A expressão will é usada geralmente para indicar incerteza. Neste caso é acompanhado de expressões como I think, Maybe, Probably, que indicam que a pessoa até tem intenção de fazer algo, porém não tem certeza de que poderá/conseguirá fazê-lo.
Pode-se contrair o will adicionando-se ‘ll após o sujeito (I’ll, You’ll, He’ll, etc). Para a forma negativa, acrescenta-se not após will, e a sua contração passa a ser won’t.
Veja alguns exemplos:
- I think I will go out with Diana tonight (A pessoa quer sair com a Diana hoje à noite, porém não sabe se poderá, ou ainda se ela irá querer);
- Maybe Sarah will visit her mother next weekend;
- It’s cold here! Don’t worry, I’ll close the window. (Aqui seria um diálogo. A primeira pessoa está reclamando do frio e a segunda se oferece para fechar a janela);
- It’s a good idea. I will go to the movies tomorrow
. (Alguém sugeriu à pessoa que ela fosse ao cinema e ela gostou da ideia e decidiu na hora fazer isso)
Good study!
Teacher Fê
Nenhum comentário:
Postar um comentário